Site em WordPress – a melhor escolha para construir seu website

Está pensando em ter seu próprio website?

DICA 1: Esqueça os websites gratuitos como Wix, por exemplo.

Pois ele é:

  • Estrutura fechada
  • Domínio próprio só pagando para vincular um
  • Fraco para SEO, aquelas palavas-chaves que o Google se utiliza para encontrar um site

 Bem, se chegou até aqui, suponho que já conheça a plataforma WordPress, portanto vamos ao que interessa para fazer seu site em WordPress com sucesso:

1. Atenção aos fatores técnicos

dicas-para-ter-sucesso-com-wordpress-atente-se-aos-fatores-tecnicos

Como você verá ao longo deste artigo um dos aspectos mais importantes para que seu WordPress seja bem-sucedido tem a ver com a produção de conteúdo.

Porém, isso não tira o peso da parte técnica também, não é mesmo?

Existem alguns fatores técnicos que precisam ser levados em consideração já que ajudam na estrutura e funcionamento de seu site. Independente de qual for o foco de conteúdo.

Dê uma olhada nesta lista de itens essenciais:

Segurança: Site invadido não é bom, certo? Para evitar dores de cabeça e todos os problemas que uma brecha na segurança pode causar, ferramentas de segurança são um dos aspectos técnicos fundamentais para que seu site seja bem-sucedido. Quer saber mais como deixar seu WordPress seguro? Veja este artigo aqui.

Otimização para SEO: Para um site bem sucedido seu SEO deve ser bem feito. O WordPress disponibiliza funções e também, possui diversos plugins que vão ajudar você a trabalhar seu SEO da melhor forma.

Código bem escrito: Um site sem um código bem feito pode gerar muita dor de cabeça. Esta é a realidade. Para um código escrito, é sempre recomendado o envolvimento de um profissional da área para que o código do seu site não contenha erro e funcione da maneira como tem que funcionar. Em busca por um especialista em WordPress? Nós da Space podemos lhe ajudar!

Temas e plugins atualizados: O WordPress oferece vários temas e plugins para que seu site seja construído de acordo com o que você precisa e expandido conforme sua necessidade. Procure utilizar os temas e plugins mais atualizados em seu projeto.

Manutenção e atualização periódica: Segurança e problemas técnicos evitados. É isto que acontece quando você periodicamente faz a manutenção e atualização do seu site WordPress. Estes dois fatores fazem toda a diferença já que previnem que o pior aconteça: seu site ficar fora do ar.

Hospedagem, performance e responsividade também são alguns aspectos técnicos que dão a base para seu site ser bem-sucedido.

2. Defina as funcionalidades do seu site

Um site com as ideias organizadas é o caminho para o sucesso.

O conceito de que não é possível fazer tudo em um site só é importante ter em mente porque, desta forma, você direciona bem os objetivos de seu negócio e da comunicação da sua empresa.

Ter uma equipe especializada em desenvolvimento te ajudará no projeto tanto na organização de suas ideias como na criação da estrutura de seu site para que você consiga ser eficaz com seus objetivos de negócio.

Conteúdo é Rei! Você já soube?

Um dos aspectos mais importantes para o sucesso de seu site WordPress é o conteúdo.

Vamos pensar assim: o conteúdo é a majestade que seus usuários admiram e é a coroa que brilha e chama atenção de seus futuros clientes. Desta forma para que você possa ser eficiente com seu conteúdo, fique atento aos tópicos a seguir:

3. Publique conteúdo regularmente

publique-conteudo-regularmente

Uma dica prática é organizar a publicação de seu conteúdo de forma regular. Ou seja: dar ao seu conteúdo um ritmo de publicações. Para descobrir o quanto você deve publicar, você deve analisar:

  • Foco do conteúdo
  • Público-alvo
  • Realidade de sua rotina de trabalho

Publicar conteúdo de forma regular não é apenas produzir conteúdo em datas agendadas, mas ter um plano de publicação para que você consiga ser eficiente em seu conteúdo.

Este processo, inclui: criar um cronograma de publicações, identificar ideias para postagens com antecedência, fazer rascunhos de novos posts, preparar mídias relevantes (como vídeos e imagens), editar publicação, publicar e compartilhar.

Cronograma de conteúdo é essencial. Porém, você deve ter atenção em não sobrecarregar sua agenda com uma produção que você não será capaz de atingir.

Para esta dica ser útil a palavra-chave é preparação. É preparar seu cronograma com consciência e organização.

4. Compartilhe seu conteúdo

compartilhe-seu-conteudo-redes-sociais

Quer ter um site bem sucedido? Compartilhe seu conteúdo.

Você pode ter o melhor conteúdo organizado mas de nada valerá se você não expor ele ao seu público. Muito mais que apenas publicar, hoje existem algumas ferramentas e estratégias que você pode utilizar para atingir seu público-alvo e fazer sucesso.

  • Redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest entre outras.
  • Email: É uma ótima ferramenta para que seus inscritos saibam quando há novo conteúdo publicado. Confiável e direto, você conseguirá compartilhar de maneira eficiente seu conteúdo. Um formato interessante é o de Newsletter, que agrupa mais notícias do seu site para envio aos usuários como um resumo da semana, mês.

Algo que vale ressaltar é saber quais canais são os mais pertinentes para você compartilhar seu conteúdo.

Para isso, você precisa se perguntar qual é o canal ou quais são os canais que seu público alvo mais utiliza? Afinal, o conteúdo é para eles, não é mesmo?

Para saber isto, você pode:

  • Perguntar ao seu público-alvo: Nada mais prático do que perguntar diretamente a fonte, certo? Contate seus leitores e pergunte a eles em quais canais desejam ver seu conteúdo compartilhado.
  • Olhar o que seus concorrentes estão utilizando: Perceba que tipos de canais seus concorrentes tem optado compartilhar conteúdo e se tem gerado engajamento.
  • Pedir recomendação: Consultar um expert em mídia social ou marketing de conteúdo pode te ajudar a identificar com mais facilidade qual canal será mais eficiente para compartilhar seu conteúdo.
  • Teste as recomendações ou teorias: Tente os canais mais relevantes e veja como ele funciona.

5. Encoraje comentários

encoraje-comentarios

Uma das principais evidências que seu site WordPress é bem-sucedido é por meio do engajamento dos leitores com seu conteúdo.

A intenção de desenvolver um bom conteúdo é atrair leitores e fazer com que eles identifiquem seu site como fonte de credibilidade. Desta forma recomendarão seu conteúdo para outras pessoas, se envolverão com publicações ao comentarem e compartilharem seu conteúdo.

Os comentários de seu site são importantes!

A seção de comentário não é apenas um recurso onde você permite seus leitores falarem algo a respeito de sua publicação.

Os comentários são o meio para criar uma comunidade de leitores envolvida e engajada com seu conteúdo. Além disto, também mostram a você o que seu público tem pensado a respeito de suas publicações, dando uma visão mais ampla da opinião deles em relação ao seu site.

Uma das formas mais simples para que seus comentários sejam eficientes e não só uma parte que você ativa e esquece, é encorajar seu público a comentar. O mais comum é fazer isto no fim de cada publicação.

Existem muitas formas de fazer isso. Entre elas estão:

  • Se você fez uma publicação de Review, pergunte o que eles pensam a respeito;
  • Se você forneceu uma lista de recursos, peça aos seus leitores acrescentarem algum item que faltou;
  • Se você escreveu um tutorial ou guia, pergunte a opinião deles;
  • Se você criou um artigo de opinião, peça ao leitores que mostrem o ponte de vista deles.

Seu site WordPress com sucesso

As 5 dicas práticas para ajudar a trazer sucesso ao seu projeto é:

  • Prestar atenção no aspecto técnico de seu site;
  • Definir as funcionalidades de seu site;
  • Publicar conteúdo com regularidade;
  • Compartilhar seu conteúdo;
  • Encorajar comentários.

Vale sempre lembrar que existem muitas formas de transformar seu site WordPress em um site bem-sucedido. Nós separamos apenas 5 dicas pontuais baseadas nos aspectos mais importantes ao criar e gerenciar um site.

FIQUE ANTENADO!
Novidades e promoções exclusivas

Receba em primeira mão as novidades do mercado digital e da Space 84

Invalid email address
É DE GRAÇA! Não praticamos spam e você pode cancelar a qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *